segunda-feira, 11 de abril de 2011

Gruta de Maquiné


A gruta de Maquiné foi descoberta em 1825 pelo português Joaquim Maria do Maquiné , pesquisada , cientificamente em 1834 , por Peter Lund e é considerada uma das mais belas do mundo.




Ela foi explorada a fundo, pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund Lund e este assim a descreveu "A mais rica imaginação poética não saberia engendrar uma tão esplêndida morada para os seres maravilhosos; diante desta notável gruta; ela seria forçada a confessar sua impotência... Quanto a mim, confesso que, seja quanto à natureza, seja quanto à arte, jamais contemplei algo tão maravilhoso". Trocando em miúdos bonita pra cacete.


Sua extensão é de 650 metros , tem 18 metros de profundidade , com temperatura variada entre 18° à 22°C e tem uma área de 12.000m².

Os salões de Maquiné recebem nomes de acordo com as figuras naturalmente desenhadas . Ainda recebendo luz exterior , aparece o vestíbulo , logo em seguida encontra-se o salão do Urso , com enorme massa de estalactites; No salão do carneiro ou do elefante destacam-se notáveis formações , dentre as quais a de um grande cogumelo lembrando uma bomba atômica.

Além do valor espeleológico, na Gruta deMaquiné foram encontradas ossadas humanas.


A lenda:

Dizem que longe dali vivia um rei muito poderoso que tinha tudo o que quisesse. Esse rei era muito magro e fraco que o menor esforço deixava-o morto de cansaço. Por isso, não fazia absolutamente nada. Em seu palácio, todo o trabalho pesado era feito por um de seus súditos, a quem ele chamava simplesmente "Gorducho". Além de Gorducho, o rei contava com os serviços de treze anõeszinhos que eram músicos, pintores, escultores, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário